Segunda-feira, 2 de Novembro de 2015

O despacho...

 

"Perda de tempo? Esta foi a crítica dirigida contra a tomada de posse do XX Governo perante o Presidente de República, na passada sexta-feira, que aliás decorreu com clássica compostura. É uma crítica tipicamente terceiro-mundista. Esquece que é no Parlamento que cada deputado deve assumir posição face a um Governo da coligação que obteve o primeiro lugar nas eleições. E ignora Edmund Burke, para quem as boas maneiras e o respeito por regras gerais (em vez de comandos específicos) distinguiam as sociedades livres. O terceiro-mundismo, pelo contrário, vive da urgência dos objectivos a atingir. Essa é também uma das razões por que gera insegurança e… pobreza."

 

É um excerto retirado da coluna que habitualmente João Carlos Espada assina às segundas-feiras no jornal Público. Ao contrário de muitos (pseudo) defensores dos valores da democracia e das regras do sistema político e que rapidamente colocam tudo isso em causa  na defesa dos seus interesses pessoais, João Carlos Espada, como liberal clássico que é, recupera a ideia basilar que sustenta as sociedades verdadeiramente livres e democráticas. É sempre bom relembrar estes princípios, perante a euforia de alguns actores do nosso sistema político que, sem qualquer hesitação, tentam arrepiar caminho na conquista do poder. Normalmente, isso nunca dá  bom resultado.     

 

Publicado por Alexandre Guerra às 12:04
link do post | comentar
partilhar

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos