Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Momentos com história

Alexandre Guerra, 11.02.14

 

Foto:icpress.cn

 

Apesar de não haver uma agenda oficial, realiza-se esta Terça-feira, em Nanjing (província chinesa Jiangsu), o primeiro encontro ao mais alto nível entre representantes da China e de Taiwan, Zhang Zhijun e Wang Yu-chi, respectivamente. Trata-se de uma visita de quatro dias de Yu-chi à China e é a primeira vez que se realiza um encontro deste nível desde 1949, ano em que terminou a guerra civil chinesa e que os derrotados nacionalistas (KMT) fugiram para Taiwan. Desde então que aquela ilha seguiu os seus próprios desígnios políticios, embora Pequim nunca tenha reconhecido a autonomia ou a independência de Taiwan. O Governo chinê-se ficou-se pelo célebre modelo "um país, dois sistemas", solução encontrada para Hong Kong e que poderia também ser aplicada a Taiwan.

 

Entretanto, desde 2008, com a eleição do Presidente de Taiwan,  Ma Ying-jeou, assistiu-se a um aliviar de tensão entre os dois lados do Estreito da Formosa. O encontro destes últimos dias entre Zhang Zhijun e Wang Yu-chi é o corolário dessa dinâmica. 

 

Na foto, Wang Yu-chi, chefe do Taiwan's Mainland Affairs Council (esq.), estende a mão a Zhang Zhijun, director do China's Taiwan Affairs Office, (dir.), esta manhã, antes da sua reunião em Nanjing, no Leste da China na província de Jiangsu.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.