Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Parte da América à espera de um salto civilizacional

Alexandre Guerra, 27.03.13

 

 

A imprensa americana avança que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos poderá estar inclinado a alterar o conceito federal de "casamento", contemplado na lei de 1996, que consigna aquele acto apenas entre um homem e uma mulher. Algo que só será possível com o voto favorável (swing vote) do juiz Anthony Kennedy, já que dos nove juízes do Supremo, quatro são liberais e outros tantos conservadores.

 

As informações vindas a público vão no sentido de que a maioria do Supremo contestou a constitucionalidade do Defense of Marriage Act (Doma), após dois dias de audições relativas a casos apresentados na principal instituição de justiça dos Estados Unidos. Uma decisão só será conhecida em Junho.

 

O Supremo Tribunal é uma instituição fascinante, porque apesar da sua composição ideológica, por vezes mais conservadora ou liberal, o colectivo  dos nove juízes, no seu todo, parece ter sempre uma noção adequada dos ventos civilizacionais que sopram na sociedade americana, muitas das vezes assente na protecção das minorias.  

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.