Quinta-feira, 12 de Julho de 2012

Al-Shabab perde mais território perante contra-ofensiva da UA e das tropas somalis

 

Depois de há umas semanas as Forças da União Africana (UA), com a ajuda de soldados governamentais somalis, terem capturado a cidade de Afmadow, até então nas mãos dos radicais islamistas do al-Shabab, como foi aqui referido pelo Diplomata, agora foi a vez de ter caído uma das principais bases de treino daquela filial da al-Qaeda.

 

Segundo fontes do Exército somali à BBC, os militantes do al-Shabab abandonaram o campo de treino Lanta-Burio, 40 quilómetros a oeste do Mogadishu, sem oferecer resistência. O mesmo tinha acontecido aquando da retirada de Afmadow, com os soldados da UA a não encontrarem qualquer problema.

 

Neste momento parece estar em curso uma contra-ofensiva da força da UA, no início do ano reforçada para 18 mil homens, e dos soldados governamentais somalis para recuperarem parte do território da Somália, sob controlo da al-Shabab. Nos últimos meses, este movimento perdeu várias cidades importantes, tais como a já aqui falada Afmadow, Baidoa e Afgoye. O Exército somali já anunciou, entretanto, o próximo alvo: a cidade costeira de Merka.

 

As questões que se colocam agora é saber se a operação militar que está em curso é sustentável no tempo em termos de meios logísticos e se terá capacidade para uma acção a médio a longo prazo, porque dificilmente o al-Shabab abdicará tão facilmente dos seus outros bastiões.

    

Publicado por Alexandre Guerra às 00:49
link do post
partilhar
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos