Quinta-feira, 3 de Maio de 2012

Menos católicos, mais muçulmanos e mormons nos Estados Unidos

 

Mitt Romney, o quase certo candidato presidencial republicano, é mormon

 

Dos Estados Unidos chegaram esta semana novos dados sobre a evolução das várias religiões naquele País, com conclusões que, embora não sejam surpreendentes, não deixam de suscitar algumas reflexões.

 

Não será surpresa constatar que o número de muçulmanos praticantes nos Estados Unidos tenha aumentado entre 2000 e 2010. Agora, talvez seja menos óbvio o exponencial aumento que se verificou em dez anos: de um milhão no início da década passaram a ser 2,6 milhões de muçulmanos em 2010.

 

Com esta ascensão acentuada os muçulmanos suplantaram os judeus nos estados do Midwest e do Sul.

 

Números divulgados na passada Terça-feira pela Association of Statisticians of American Religious Bodies, entidade que elaborou os censos religiosos da primeira década do século XXI nos Estados Unidos.

 

Apesar dos cristãos continuarem a ser maioritários nos Estados Unidos, registou-se uma forte redução de católicos, na casa dos 5 por cento, continuando, no entanto, a ser a religião com mais praticantes, 58,9 milhões.

 

Uma das causas apontadas pelos especialistas para esta quebra é os inúmeros escândalos sexuais que têm abalado a hierarquia católica.

 

Em sentido contrário estão os Mormons, que registaram um aumento de 45 por cento entre 2000 e 2010, propagado por 26 estados. São actualmente 6,1 milhões de praticantes.  

 

Já a Igreja Baptista manteve-se nos 19,9 milhões de praticantes, enquanto os metodistas perderam 4 por cento, para 9,9 milhões, os luteranos 18 por cento, para 4,2 milhões e a Igreja Episcopal viu desaparecer 15 por cento dos seus seguidores. São agora 1,95 milhões.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 16:34
link do post | comentar
partilhar

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos