Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Sobre a inspiração dos líderes...

Alexandre Guerra, 14.04.12

 

Hoje, ao fazer umas pesquisas em textos antigos, o Diplomata reencontrou o post abaixo escrito há pouco mais de um ano sobre a "inspiração dos líderes". Continua, sem qualquer dúvida, actual.

 

"Dorothy Gale ansiava pela descoberta de novos mundos, em busca dos seus sonhos, acreditando que existia um sítio, algures, onde se concretizariam e tudo seria possível.

 

Na política, tal como na vida, é importante haver momentos inspiradores, para que os povos possam ter esperança no futuro, e lutar pela materialização dos seus projectos e sonhos.

 

Na história recente, homens como Winston Churchill, Nelson Mandela ou João Paulo II inspiraram milhões de pessoas, para ultrapassarem desafios e encararem o futuro com confiança e determinação, fosse durante a II GM na bombardeada Inglaterra, durante o regime de apartheid na África do Sul ou durante o comunismo na Polónia.

 

Portugal vive hoje um dos momentos mais complicados desde o 25 de Abril, mas, longe de ser uma barreira inultrapassável. Talvez a maior agonia para um português ou portuguesa, seja mesmo a falta de líderes inspiradores, que possam fazer perspectivar o arco-íris.  

 

Enquanto esses líderes não surgem, o Diplomata deixa aqui o magistral Over The Rainbow, interpretado por Judy Garland em O Feiticeiro de Oz (1939). Inspirador..."