Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

União Africana inicia caça ao homem impelida pela "força" do Youtube

Alexandre Guerra, 24.03.12

 

Joseph Kony, líder do LRA

 

A União Africana (UA) vai criar uma força especial para tentar capturar Joseph Kony, líder do Lord's Resistence Army (LRA), ausado de inúmeras barbaridades cometidas em regiões do Uganda, da República Centro Africana e do norte da República Democrática do Congo (RDC).

 

Kony tem um mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional em 2005 e, recentemente, passou para o topo da agenda mediática e política depois do impacto planetário de uma campanha de sensibilização lançada por um activista e à qual o Diplomata fez referência há dias.

 

O vídeo dessa campanha tornou-se no fenómeno viral mais imediato de sempre no Youtube, tendo neste momento mais de 85 milhões vizualisações. 

 

De acordo com informação veiculada pelas Nações Unidas, suspeita-se que Kony, um carniceiro sobre o qual o autor destas linhas já tinha escrito em Outubro de 2009, esteja neste momento na República Centro Africana.

 

A força da UA será composta por tropas do Uganda, do novo país Sudão do Sul, da República Centro Africana e também da RDC. Também os Estados Unidos já enviaram "consultores" militares para o terreno. No entanto, estes esforços podem revelar-se infrutíferos, tendo em conta a vastidão da área na qual Kony se pode refugiar. 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.