Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Alguns dados importantes

Alexandre Guerra, 25.11.11

 

Numa leitura da imprensa internacional, o Diplomata reteve alguns dados importantes:

 

- O Rússia Unida, partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, poderá emagrecer a sua maioria na câmara baixa do parlamento russo nas eleições legislativas do próximo dia 4 de Dezembro, a julgar pelas mais recentes sondagens (independentes) do Levada-Center. Sendo as últimas antes do escrutínio, o Rússia Unida poderá obter entre 252 a 253 assentos, no total de 450, descendo assim dos actuais 315. Apesar desta tendência, Putin não deverá ter dificuldades em regressar à presidência da Rússia nas eleições de Março do próximo ano.

 

-  Um estudo levado a cabo pela GlobeScan para a BBC News em países com programas nucleares revela que as populações estão pouco entusiasmadas com a utilização daquela tecnologia para a produção de energia eléctrica. De acordo com os dados obtidos, as pessoas daqueles países tornaram-se mais reticentes em relação à energia nuclear quando se compara com os indicadores de 2005. Apenas os Estados Unidos e o Reino Unido contrariam esta tendência. Em termos globais, os inquiridos acham que as energias renováveis podem colmatar o que é produzido pelo nuclear.

 

- O Governo britânico diz que todos os meses as suas redes informáticas são afectadas por mais de 20 mil e-mails nefastos, 1000 dos quais são deliberadamente enviados e com objectivos maliciosos.

 

- Dizia o New York Times em editorial que um em três norte-americanos (ou seja, 100 milhões) é pobre ou está no limiar da probreza. Os últimos censos revelam que 49,1 milhões de cidadãos nos Estados Unidos vivem abaixo da linha da probreza e 51 milhões estão pouco acima.