Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Sinais preocupantes para Obama vindos de Brooklyn e de Queens

Alexandre Guerra, 14.09.11

 

O republicano Bob Turner, ontem à noite, a festejar a conquista do seu lugar no Congresso/Foto:AP

 

O Presidente Barack Obama e toda a sua equipa de reflexão política deverão começar a analisar com muita atenção os sinais que estão a ser dados por algum eleitorado tradicionalmente democrata. Sobretudo quando alguns destes sinais representam viragens históricos no mapa político democrata dos Estados Unidos.

 

Aquela que seria uma corrida eleitoral ganha à partida pelo democrata David I. Weprin, para substituir o seu correligionário Anthony D. Weiner na Câmara dos Representantes do Congresso pelo estado de Nova Iorque, acabou por revelar-se uma desilusão para os democratas e para Obama.

 

De acordo com os resultados já conhecidos, Bob Turner, republicano pouco conhecido e homem de negócios de Queens, bateu Weprin nas urnas, galvanizando a liderança a nível nacional do Grand Old Party, que deverá fazer desta vitória mais um motivo de ataque às políticas seguidas por Obama.

 

Os republicanos deverão aproveitar ainda o facto da derrota Weprin ter acontecido num círculo eleitoral tradicionalmente democrata (com um rácio de três democratas para um republicano), que ocupa partes de Brooklyn e de Queens, e que desde os anos 20 nunca deu uma vitória ao GOP.

 

Obama tem muitas razões para estar preocupado, já que Weprin, além de ter partido para a campanha com mais fundos (500 mil) do que o seu adversário (200 mil), contou com o apoio de figuras de relevo do Partido Democrata, tais como o antigo Presidente Bill Clinton.

 

Estas eleições foram convocadas depois de Weiner se ter demitido no âmbito do escândalo em que se envolveu na sequência de mensagens eróticas trocadas no Twitter.