Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Momentos com história

Alexandre Guerra, 25.06.11

 

Foto: Georgi Licovski(EFE)

 

A polémica prolonga-se há semanas, depois das autoridades da Macedónia terem decidido colocar uma estátua equestre gigante do seu maior herói nacional, Alexandre Magno (356-323 a.C), em plena praça central da capital Skopje. Esta iniciativa está a gerar bastante desconforto na vizinha Grécia, que olha com desconfiança para este sinal nacionalista do povo da Macedónia, receando que seja uma tentativa de exportar uma imagem histórica que Atenas diz não corresponder à realidade. Aliás, desde a independência da Macedónia, em 1991, que a Grécia tem tido vários litígios com aquele país. Por exemplo, coloca em causa o facto daquele Estado independente ter herdado o nome histórico da antiga Macedónia. Nome esse que baptiza uma região no norte da Grécia e que Atenas considera ser alvo de eventuais reivindicações territoriais por parte de Skopje.

 

No entanto, os responsáveis macedónios defendem que o território do seu país corresponde praticamente às fronteiras da Macedónia da antiguidade. Algo que os gregos contestam e, por isso, a Grécia tem impedido que a Macedónia avance com o seu processo negocial de adesão à União Europeia, apesar de ter o estatuto de candidata desde 2005. Atenas vetou igualmente a adesão da Macedónia à NATO três anos mais tarde.

 

Receia-se agora que a estátua de 22 de metros de altura e de 48 toneladas de peso, classificada por Atenas como uma "provacação" e uma tentativa de apropriação da "história grega", possa reavivar rivalidades da antiguidade.

 

1 comentário

Comentar post