Domingo, 15 de Maio de 2011

“Nós precisamos de repensar o Governo europeu”, diz Passos Coelho

 

Esta tarde, na Taverna dos Trovadores, Pedro Passos Coelho responde a várias questões dos bloggers

 

A União Europeia está “num período muito difícil”, numa “fase de ressaca”, disse este Domingo, Pedro Passos Coelho, respondendo a uma questão colocada pelo Diplomata, num encontro realizado com vários bloggers, na Taverna dos Trovadores, em Sintra.

 

Para o candidato do PSD às eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho, a União Europeia verifica hoje vários “desequilíbrios”, resultante da falta de solidificação da união política do projecto comunitário.

 

Passos Coelho rejeita a ideia de uma Europa a várias velocidades, no entanto, refere que o “alargamento foi feito de uma forma muito rápida”, e que isso está a colocar em causa a própria construção europeia.

 

Os inúmeros desafios com que a Europa se depara actualmente, tais coma a crise do euro, os desafios da Dinamarca ao sistema de Schengen, os movimentos migratórios provenientes dos países do Norte de África (que Passos Coelho quer fazer “espaços naturais de cooperação europeia”), são reflexos de uma construção europeia demasiado acelerada sem que se tivesse consolidado a sua governação interna.

 

É por esta razão que Passos Coelho se mostra bastante prudente quanto à adesão de novos Estados, nomeadamente a Turquia, salientando que é preciso avançar “sem pressa de mais” no processo de alargamento. “Nós precisamos de repensar o Governo europeu”, alerta.

 

E como? Passos Coelho dá alguns exemplos, nomeadamente com a implementação de novos mecanismos, tais como a gestão conjunta da dívida europeia ou a criação de "um orçamento comunitário que sustente os choques assimétricos".

 

O candidato do PSD lembra, no entanto, que qualquer mudança desta natureza implica revisões ao nível dos tratados europeus.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 16:31
link do post | comentar
partilhar

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos