Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Em política externa há sempre uma "equipa" por detrás dos presidentes dos EUA

Alexandre Guerra, 27.07.08


Muitos têm criticado o candidatado democrata Barack Obama por ser inexperiente em assuntos de política externa, não estando por isso em condições de assumir a presidência dos Estados Unidos.

Efectivamente, Obama demonstrou, por várias vezes, algum desconhecimento das relações internacionais, tendo ainda recentemente proferido uma frase "infeliz" sobre Jerusalém enquanto capital de Israel.



Estes factos são inegáveis, no entanto, e à semelhança de qualquer outro Presidente dos Estados Unidos, a política externa americana é quase sempre feita por uma "equipa", que vai desde o Presidente aos Secretários de Estado e de Defesa, passando pelo Conselheiro de Segurança Nacional e pelos consultores políticos. 



Deste modo, é sempre imprudente e precipitado analisar-se as qualidades técnicas de um candidato relativamente aos assuntos de política externa através de uns "sound bites" sem antes se conhecer a sua equipa e aqueles que o podem influenciar na sua decisão. 



Ao ouvir-se Greg Craig, consultor de política externa de Obama, numa entrevista dada à BBC, percebe-se que os "lapsos" do candidato democrata só a ele podem ser imputados, já que as palavras do seu colaborador pautam-se pela prudência e pelo conhecimento. Alexandre Guerra