Terça-feira, 25 de Janeiro de 2011

Um sinal dos tempos

 

Pela primeira vez, em 102 anos de história, a renascida General Motors vendeu mais automóveis na China do que nos Estados Unidos. Em termos práticos, isto significa que o “gigante” de Detroit vendeu 2,35 milhões de veículos na China em 2010, mais 136 mil do que no mercado americano.

 

É um sinal dos tempos, tempos esses em que se assiste a uma transferência de protagonismo do Ocidente para Oriente e para Sul. Esta dinâmica não significa necessariamente o declínio da América e da Europa, e basta para isso ver que países como os Estados Unidos ou a Alemanha, apesar de tudo, continuam a crescer.

 

O que se assiste é antes à ascensão de países que até há uns anos estavam remetidos para a periferia política e económica das relações internacionais.

 

Hoje, os BRIC e outros Estados emergentes estão na “moda” e são o palco de todas as “apostas”. Por exemplo, no ano passado, as vendas da GM na China aumentaram 30 por cento, 12,4 por cento na Rússia e 10,4 por cento no Brasil.

 

tags: , , ,
Publicado por Alexandre Guerra às 16:21
link do post
partilhar
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos