Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Apesar da conjuntura de crise, os cidadãos europeus continuam solidários

Alexandre Guerra, 14.09.10

 

O comissário europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, durante uma visita ao Haiti

 

Nem mesmo com estes tempos difíceis que se fazem sentir, os europeus parecem dispostos a trair os seus valores altruístas e humanitários no que diz respeito à ajuda do próximo e dos mais necessitados.

 

De acordo com um estudo especial do Eurobarómetro, em que foram ouvidas mais de 26 mil pessoas nos 27 Estados membro, divulgado ontem, 9 em 10 cidadãos europeus apoia com entusiasmo a ajuda humanitária dada pela União Europeia (UE) a países menos avançados, considerando “importante” ou “muito importante” esta abordagem. Dois em cada três europeus consideram ainda que a UE deve honrar ou melhorar a sua promessa de aumentar para 0,7 por cento do PIB comunitário em 2015 a ajuda humanitária.

 

Trata-se de um resultado e de um sinal dado pelos europeus particularmente interessante nesta conjuntura de crise económica e de confiança acompanhada de fortes restrições financeiras.

 

O comissário europeu com a pasta do Desenvolvimento, Andris Piebalgs, sublinhou precisamente esse facto, ao dizer que os “cidadãos enviaram uma clara mensagem” aos líderes europeus.