Quinta-feira, 8 de Julho de 2010

Uma iniciativa louvável

 

Há algum tempo que o Diplomata queria aqui fazer referência à iniciativa de Rui Tavares levada a cabo para assinalar o seu primeiro ano como eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda há pouco mais de um ano. Num gesto inédito em Portugal, Rui Tavares, com quem o autor destas linhas não tem qualquer relação pessoal ou profissional, conhecendo-o apenas das leituras e da sua intervenção pública, fez algo que é surpreendente, apesar do pouco destaque que lhe foi dado.

 

O eurodeputado que, daquilo que este autor conhece, não é detentor de qualquer fortuna ou de uma fonte de rendimento extraordinária, decidiu retirar 1500 euros do seu vencimento mensal de eurodeputado para destinar a bolsas para diversos fins.

 

Como o próprio admitiu, não é uma grande quantia, tendo por isso apelado a outras entidades que se juntassem a ele nesta iniciativa. Para o Diplomata, este gesto é gigantesco e, na verdade, representa um esforço financeiro considerável, já que 1500 euros acaba por ser um valor significativo mesmo num vencimento de eurodeputado.

 

E o mais louvável desta iniciativa assenta na genuidade com que Rui Tavares a lançou, unicamente interessado na criação de oportunidades para aqueles que interesse em projectos específicos.

 

O autor destas linhas tem a ideia de que Rui Tavares é um académico competente, um estudioso apaixonado e um entusiasta pela política que acredita na “causa pública”. Em conversa recente, alguém que conhece pessoalmente o eurodeputado reforçava precisamente esta ideia ao Diplomata.

 

A iniciativa de Rui Tavares assume particular relevância numa conjuntura de dificuldades económicas e num país pouco habituada a gestos altruístas vindos da sociedade civil.

 

Doravante será um excelente “farol” para todos aqueles que, com ou sem razão, têm na crítica aos políticos a nota dominante no seu discurso. Porque, a verdade é que poucas pessoas abdicariam parte do seu ordenado, por muito pouco que fosse, para ajudar o próximo.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 23:02
link do post | comentar
partilhar

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos