Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Uma história de espiões à antiga

Alexandre Guerra, 28.06.10

 

Afinal, quase 20 anos depois do fim da Guerra Fria, Moscovo e Washington ainda parecem gostar dos “jogos” de espiões. Em comunicado, o Departamento de Justiça norte-americano anunciou esta Segunda-feira a detenção de alegadamente 10 agentes secretos ao serviço da Rússia.

 

Oito destes indivíduos foram ontem presos pelo FBI, sob a acusação de terem sido incumbidos de missões “deep cover” a longo prazo nos Estados Unidos em nome do Governo russo. Outros dois eventuais agentes foram também detidos, debaixo das mesmas acusações mas em processos diferentes.

 

Os supostos espiões exerciam funções para o Governo russo nos Estados Unidos sem que tivessem efectuado qualquer notificação prévia ao Ministério Público, tal como a lei federal exige. As autoridades americanas acreditam que os indivíduos estariam a actuar sob disfarce em manobras de “intelligence”.

 

Os detidos foram apresentados em tribunal durante o dia de hoje debaixo da acusação de conspiração por actuarem em solo americano como agentes para um Governo estrangeiro sem terem notificado previamente o Procurador-Geral. Nove dos dez supostos espiões foram também acusados de lavagem dinheiro. Existe ainda um alegado 11º primeiro espião que se mantém em fuga.