Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Depois da reforma da saúde, Obama mostra que está empenhado na política externa

Alexandre Guerra, 28.03.10

 

 

Obama cumprimenta o Major Sargento Eric Johnson este Domingo, na base aérea de Bagram/Stephen Crowley/NYT

 

De surpresa e em tempo relâmpago, foi desta forma que o Presidente Barack Obama se deslocou este Domingo ao Afeganistão, pela primeira vez, desde que assumiu o seu cargo há pouco mais de um ano.

 

Embora os contornos desta visita sejam similares aos das deslocações de outros líderes ao Afeganistão e ao Iraque, em termos políticos, o mais importante da viagem de Obama é a mensagem que pretende passar para a comunidade internacional.

 

Depois de longos e duros meses focado na política interna e descurando a cena internacional, chegando mesmo a ser acusado de ter relegado para segundo plano cenários de conflito como o Médio Oriente e o Iraque, Obama vem agora demonstrar que está comprometido com os assuntos internacionais e, em particular, nos palcos onde os Estados Unidos estão directamente envolvidos.

 

Não é por isso de estranhar as palavras que Obama proferiu na base aérea de Bargam, para uma plateia de militares e civis, ao afirmar que “não houve uma outra visita tão importante como esta” que fez ao Afeganistão.

 

Além do mais, nos últimos dias, o Presidente Obama tem estado empenhado em demonstrar todas as suas capacidades políticas, ao ter conseguido aprovar a tão difícil reforma da saúde, ao ter acordado um novo acordo de redução de armas nucleares estratégicas com Moscovo e, agora, ao ter-se deslocado a território afegão.

 

Uma ideia corroborada por Steve Kingstone, o correspondente da BBC News, em Washington, que escreve que a Casa Branca está claramente interessada em provar que o Presidente consegue lidar com mais de um assunto importante ao mesmo tempo.

  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.