Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Ray Hanania, candidato às presidenciais palestinianas...

Alexandre Guerra, 26.11.09

 

 

Ray Hanania com Jason Alexander ("George Costanza")

 

Ray Hanania, um nome que o Diplomata desconhecia até ler a última crónica de Bradley Burston no Haaretz, na sua habitual rubrica A Special Place in Hell. Hanania foi o primeiro palestiniano-americano a casar com uma mulher judia e o primeiro comediante palestiniano de standup a surgir lado a lado com um colega judeu.

 

Diz Burston, que Hanania,  que além de comediante, também é jornalista aclamado, autor, consultor e apresentador de rádio, é uma pessoa fascinante e com compaixão. E é por estas e por outras razões que, segundo o colunista do Haaretz, Hanania é um excelente candidato à presidência palestiniana. 

 

Efectivamente, Ray Hanania é candidato às próximas eleições presidenciais para a Autoridade Palestiniana, tendo mesmo já avançado com um programa eleitoral que o próprio próprio Burston reproduziu na sua crónica.

 

Hanania, ciente das suas parcas possibilidades para vencer as eleições nos territórios da Palestina, admite que o seu principal objectivo é contribuir para o recomeço do processo negocial israelo-palestiniano. E para isso, Hanania elaborou uma plataforma programática com 16 pontos, sobre a qual palestininanos e israelitas podem procurar inspiração para reencontrarem o caminho das negociações.