ODNI aprofunda integração das comunidades de "intelligence" marítima e aérea nos EUA
O Office of the Director of National Intelligence (ODNI) nos Estados Unidos acabou de publicar um relatório muito importante e que dá seguimento a algumas das recomendações da National Commission on Terrorist Attacks Upon the United Statets (9/11 Commission). Trata-se de uma análise à eficácia e eficiência das comunidades de "intelligence" marítima e aérea dos Estados Unidos.
O The Inaugural Report of the Global Maritime and Air Communities of Interest Intelligence Enterprises reúne informação de toda a comunidade de "intelligence" norte-americana, assim como de todos os agentes governamentais e agências federais, de institutos públicos de investigação e de actores privados.
O objectivo deste relatório é revelar o quão coordenada e interligada está a comunidade de "intelligence" norte-americana nas suas diferentes vertentes e avançar soluções que possam aprofundar o relacionamento na partilha de informação entre as actividades marítima e área. Tudo isto em prol da defesa do "homeland" americano.
Com a criação do Global Maritime and Air Intelligence Integration (GMAII) o DNI procura criar uma comunidade de "intelligence" mais integrada e dinâmica ("connect the dots") com vista a prevenir um eventual atentado terrorista em território americano.
A elaboração deste relatório é mais um exemplo do esforço que as autoridades americanas têm feito para colmatar as várias falhas de "intelligence" que ficaram a descoberto com os atentados terroristas do 11 de Setembro.