Portugal enviará alguma fragata na missão da NATO à Somália?
Alexandre Guerra, 09.10.08
Secretário-geral da NATO, Jaap de Hoop Scheffer/NATO
Da reunião informal dos ministros da Defesa dos Estados-membros da NATO, que decorre em Budapeste até esta Sexta-feira, já saiu uma decisão importante: A Aliança irá enviar uma frota de navios para combater a pirataria nas águas da Somália e para escoltar as embarcações da ONU, de modo a poderem prestar ajuda humanitária às cerca de 3 milhões de pessoas que precisam de água e alimentos.
Há muito que aquela zona enfrenta o flagelo da pirataria, tendo há duas semanas sido desviado um navio com 33 tanques de guerra T-72, espingardas e artilharia pesada, obrigando os líderes da NATO a tomar uma decisão. Também esta semana, a ONU adoptou a segunda Resolução a viabilizar o uso da força contra os piratas.
De acordo com o porta-voz da NATO, James Appathuri, ao programa da BBC World, Focus on Africa, irão ser enviados sete navios para os mares da Somália, onde irão ficar durante várias semanas.
A grande questão que o Diplomata coloca neste momento, é saber se alguma das fragatas portuguesas irá integrar esta missão. Uma resposta que só pode ser dada pelo ministro Severiano Teixeira. AG