Domingo, 8 de Março de 2009

Leituras

 

O comentário de Joseph Stiglitz, How to fail to recover the economy, publicado este Domingo no The Guardian, avisa os críticos do Presidente americano para o facto de ser necessário tempo para que as medidas que agora começam a ser implementadas surtam efeito. 

 

Stiglitz refere que Obama "apanhou" uma economia em queda livre estando, por isso, ainda imune a eventuais culpas por um possível agravamento da situação. No entanto, o Nobel considera que o plano de estímulo à economia lançado por Obama, embora gigantesco, será insuficiente para estimular uma recuperação robusta.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 22:51
link do post | comentar
partilhar
1 comentário:
De Carlos Santos a 9 de Março de 2009 às 03:31
Essa é uma crítica que vem na linha do que Krugman tem salientado, tal como Roubini e outros. O problema a meu ver á que há sempre um limitação política e ideológica já que um stimulus package mais usado, como discuti recentemente em livro e no blogue, chocaria de frente com o conservadorismo fiscal representado não só pelo GOP como pelos blue dogs democratas. Em Dezembro último numa reunião entre economistas da equipa de transição, independentes e homens como Martin Feldstein que foram apoiantes de McCain emergiu o consenso da necessidade de um valor da ordem dos 1,3 biliões de dólares. Mas em reunião com o Congresso depressa se percebeu, ainda em Dezembro que dificilmente se reuniria apoio político para mais de 775 mil milhões.
Desculpe-me repetir mas discuto essa questão em promenor em livro tecente. A minha dúvida em qualquer caso, é se o falhanço do programa atingir as suas metas será imputado politicamente ao programa em si ou aos que o bloquearam em versões mais ambicisiosas? E a segunda grande questão passa por saber quem comprará os títulos de dívida num contexto em que a China se vê com dificuldades para o fazer novamente?

Numa questão paralela, deixei um post sobre o blitz diplomático desta semana e a forma como a Europa deixou de contar (e Joe Biden esta segunda é a última hipótese). Gostaria muito de contar com a sua opinião-.
Desculpe o testamento.
Carlos Santos

Comentar post

About

Da autoria de Alexandre Guerra, o blogue O Diplomata foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos