World Press Photo: Fotografia do Ano de 2006
O júri internacional da organização World Press Photo laureou, hoje, o fotógrafo norte-americano, Spencer Platt, da agência Getty Images, com o prémio Fotografia do Ano de 2006. A fotografia em causa foi tirada no Líbano, mais concretamente no sul de Beirute, a 15 de Agosto do Verão passado, no primeiro dia de cessar-fogo, entre as forças de segurança israelitas (IDF) e o Hezbollah, após várias semanas de conflito entre as duas partes.
A imagem captou a complexidade de uma sociedade afligida pela guerra, na qual coexistem diferentes realidades. Ainda recentemente, Roger Hardy, analista para os Assuntos do Médio Oriente da BBC, referia que o “Líbano é o país politicamente mais complexo e religiosamente mais dividido” da região. Ao que se associa uma disparidade social que, coloca de um lado, uma população parca em recursos e, do outro, uma minoria altamente ocidentalizada e com poder de compra.
A fotografia de Spencer Platt permite, precisamente, constatar-se essa realidade, vendo-se concomitantemente a devastação no terreno –provocada por várias semanas de bombardeamentos israelitas na sequência das divisões politicas e religiosas da região – e um grupo de jovens libanesas, pertencentes, certamente, à classe alta daquele país.
“É uma fotografia que uma pessoa não se cansa de ver. Comporta a complexidade e a contradição da vida real, no meio do caos”, referiu Michele McNally, presidente do júri (www.worldpressphoto.com). AG