Leituras
A Special Place in Hell é uma das rúbricas (em formato de blog) mais interessantes e originais que nos últimos tempos têm surgido nos jornais. Tratam-se de simples textos de opinião publicados no Haaretz, mas escritos com uma inteligência e sentido de oportunidade ímpares, onde o autor se inspira na complexa conjuntura israelo-palestiniana, imprimindo, por vezes, um tom irónico e cómico.
Bradley Burston, já anteriormente referido no Diplomata, decidiu escrever duas prosas nos últimos dias a propósito da relação entre a Esquerda e Israel. No primeiro artigo, o título é sugestivo: Ten reasons the left hate Israel - five good, five bad. Aqui, é exposta a ambiguidade de algumas críticas vindas de sectores da esquerda contra Israel (de Portugal ouvem-se igualmente vozes nesse tom), assim como a validade de outras.
Burston, de forma simples e intelectualmente honesta, coloca-se perigosamente no meio o que, atendendo à situação, é o mesmo que dizer que se está a arriscar a "levar pancada" de âmbos os lados da barricada.
Relativamente ao segundo artigo, publicado ontem, Burston inverte os papéis: Why Israelis hate the left, or, How to Speak Leftist. Neste, adopta um registo criativo sem descurar nas críticas mordazes à forma como o Ocidente lida com o problema israelo-palestiniano.