Leituras
Seguindo o conselho do Bloguítica, o Diplomata leu o texto do reputado Niall Ferguson, publicado no Sunday Telegraph, a propósito dos 50 anos sobre o Tratado de Roma. Longe de ser um artigo denso e de contornos científicos, em EU unloved and mistrusted, even by french, Ferguson opta por um tom ligeiro, mas subtil, conseguindo transmitir sucintamente a sua opinião relativamente à evolução do projecto europeu.
Também por ocasião do 50º aniversário do Tratado de Roma, o Diplomata teve conhecimento, através do Kontratempos, do sítio Eurozine, uma rede de jornais e instituições europeias que vai republicando artigos, sobretudo de cariz cultural e político. Apesar da maioria dos textos ali consultados serem originalmente publicados há algum tempo, a qualidade de algumas prosas vale a pena a consulta. É o caso de A heavy prelude to chaos de Jesper Gulddal, um ensaio de grande qualidade e bem apoiado bibliograficamente, publicado inicialmente em dinamarquês no ano passado, e agora disponiblizado em inglês pela Eurozine.
Para quem se interessa pelas relações transatlânticas e pela forma que estas assumem, a leitura daquele texto é orbigatória, uma vez que tenta explicar o "anti-americanismo" europeu do século XX.