Bemba deverá chegar a Portugal no Sábado
Jean Pierre Bemba, o principal líder da oposição na República Democrática do Congo (RDC), deverá deslocar-se a Portugal no próximo Sábado para tratamentos médicos. A notícia está a ser avançada pela BBC On Line, que cita um diplomata da África do Sul, depois de Bemba se ter refugiado na embaixada daquele país em Kinshasa. "O senhor Bemba pretende deslocar-se no Sábado a Portugal para tratar de uma perna", referiu Dumisani Kumalo, embaixador sul-africano nas Nações Unidas.
Mas, de acordo com as análises veiculadas, a viagem a Portugal deverá ter antes propósitos políticos, podendo mesmo ser uma espécie de exílio, atendendo às acusações que recaem sobre aquele dirigente, de tentativa de derrube do Presidente Joseph Kabila. Bemba, por outro lado, rejeita estas alegações e acusa o Exército congolês de o tentar matar. Nas últimas semanas, soldados e milícias leais a Bemba têm-se envolvido em confrontos que já provocaram mais de 600 mortos.
Caso se confirme a viagem do líder da oposição congolesa a Portugal, é provável que a sua estada se prolongue por vários dias, de modo a que seja encontrada uma solução para a actual crise interna que se vive no RDC. Ainda citando alguns observadores mencionados pela BBC, haverá mesmo a possibilidade de Bemba nem regressar ao seu país, caso consiga autorização de permanência em Portugal. AG