Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

O Diplomata

Opinião e Análise de Assuntos Políticos e Relações Internacionais

Leituras

Alexandre Guerra, 29.03.07

O balanço da visita do Presidente chinês, Hu Jintao, à Rússia, na qual foram celebrados vários acordos bilaterais nas áreas económica e comercial, energética, tecnológica e científica, é feito pelo People's Daily Online, que publica hoje um artigo de opinião, no qual é traçado todo o percurso de cooperação estratégica entre aqueles dois países, desde que foi assinado o primeiro tratado nesse sentido há dez anos. Vast space for Sino-Russian economic, trade ties merece uma leitura atenta para se compreender as potencialidades da actual parceria sino-russa.


The St. Petersburg Times considera que a energia é o grande assunto do momento, até porque a Rússia poderá ser "parte da solução" para o problema de abastecimento de petróleo à China, que em 2020 deverá atingir o consumo de 11 milhões de barris/dia. From Pipe Dream to Pipe Reality, escrito por dois especialistas do Russia and Caspian Service at Global Energy Consultancy PFC Energy, centra a análise das relações sino-russas na questão energética. Aborda ainda o tão ambicionado projecto do pipeline que ligará a Rússia à China. 


Ainda a propósito da visita de Hu Jintão à Rússia, os dois países acordaram na colaboração de uma missão conjunta a Marte. De acordo com a agência espacial chinesa citada pela BBC on Line, trata-se de um importante passo na cooperação espacial entre os dois países. Em Russia, China aim for Red Planet podem-se ler mais pormenores desta nova pareceria.