Terça-feira, 18 de Março de 2014

Poucos sabiam ler as Relações Internacionais como José Medeiros Ferreira o fazia

 

José Medeiros Ferreira (1942-2014)/Foto: Tiago Miranda/Expresso 

 

Para quem foi sempre um apaixonado e estudioso das Relações Internacionais, José Medeiros Ferreira era um nome incontornável. Não apenas pelo seu conhecimento enciclopédico, sistémico e organizado, mas pela forma inteligente como olhava para o Sistema Internacional e pela astúcia que revelava na maneira como lia os bastidores da Política Internacional.

 

Aos 72 anos, José Medeiros Ferreira morreu esta manhã em Lisboa, deixando obra para ser estudada e revisitada. Deixa também um legado político de muita grandeza, nomeadamente, com o trabalho que desenvolveu enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros do I Governo constitucional liderado por Mário Soares. Foi nesse período que José Medeiros Ferreira começou a trilhar o caminho da adesão de Portugal à União Europeia (na altura CEE). 

 

Para lá da sabedoria e sapiência política, a simpatia e educação eram traços da sua personalidade reconhecidos por todos. Por razões profissionais, cruzei-me algumas vezes com José Medeiros Ferreira e numa dessas agradáveis conversas de corredor, talvez há dois anos, lembro-me que se falou um pouco da blogosfera (onde era bastante activo). E foi com bastante orgulho que ouvi o professor Medeiros Ferreira referir-se em tom elogioso ao Diplomata. Palavras que vindas de quem vieram têm-se mantido bem vivas sempre que aqui deixo mais um post.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 15:16
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos