Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2014

Os ditadores sanguinários também escrevem boas histórias para crianças

 

Ilustrações do conto "Boys Wipe Out Bandits"

 

Para lá da brutalidade dos actos, parece que os falecidos Kim Jong-il, e o seu pai "Grande Líder", Kim Il-sung, escondiam talentos que davam para literalmente embalar uma criança. O pai e o avó do actual líder norte-coreano escreveram várias histórias para crianças. Um dos contos é descrito por Christopher Richardson como "extraordinariamente exuberante e violento".

 

Para aquele investigador da Universidade de Sydney, citado pela BBC News, a história "Boys Wipe Out Bandits" reflecte em parte o modelo de sociedade que aqueles líderes queriam incutir na população. As populações rurais são vistas como puras e virtuosas, incarnando os valores tradicionais, que de tempos a tempos são atacadas por "bandidos", personificando estes todos os males identificados pelo regime de Pyongyang. Heroicamente, a resistência aos "bandidos" vinha da juventude, numa alusão à defesa da nação e dos seus valores.

 

Apesar do seu conteúdo ideológico, Richardson não considera que este conto seja particularmente vincado, classificando-o até como engraçado e com qualidade. Na verdade, qualquer criança ocidental gostaria de ler aquela história e ver as suas ilustrações.

 

Richardson identifica outros contos ideológicos, nomeadamente fábulas, que retratam a ganância americana e a capitulação daquele estilo de vida. "The Butterfly and The Cock" é um desses contos, em que uma borboleta trabalhadora (norte-coreana) se opõe a um arrogante "galo" (americano) que se passeia com toda a ostentação.

 

Ilustração do conto "The Butterfly and The Cock"

             

Publicado por Alexandre Guerra às 12:55
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos