Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014

Momentos com história

 

Foto:icpress.cn

 

Apesar de não haver uma agenda oficial, realiza-se esta Terça-feira, em Nanjing (província chinesa Jiangsu), o primeiro encontro ao mais alto nível entre representantes da China e de Taiwan, Zhang Zhijun e Wang Yu-chi, respectivamente. Trata-se de uma visita de quatro dias de Yu-chi à China e é a primeira vez que se realiza um encontro deste nível desde 1949, ano em que terminou a guerra civil chinesa e que os derrotados nacionalistas (KMT) fugiram para Taiwan. Desde então que aquela ilha seguiu os seus próprios desígnios políticios, embora Pequim nunca tenha reconhecido a autonomia ou a independência de Taiwan. O Governo chinê-se ficou-se pelo célebre modelo "um país, dois sistemas", solução encontrada para Hong Kong e que poderia também ser aplicada a Taiwan.

 

Entretanto, desde 2008, com a eleição do Presidente de Taiwan,  Ma Ying-jeou, assistiu-se a um aliviar de tensão entre os dois lados do Estreito da Formosa. O encontro destes últimos dias entre Zhang Zhijun e Wang Yu-chi é o corolário dessa dinâmica. 

 

Na foto, Wang Yu-chi, chefe do Taiwan's Mainland Affairs Council (esq.), estende a mão a Zhang Zhijun, director do China's Taiwan Affairs Office, (dir.), esta manhã, antes da sua reunião em Nanjing, no Leste da China na província de Jiangsu.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 12:39
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos