Domingo, 9 de Agosto de 2015

Apontamentos históricos

 

"Ora em tempos anteriores [à 140ª Olimpíada, 220-216 a.C.] a história do Mundo tinha consistido, por assim dizer, numa série de episódios sem relação entre si, cujas origens e resultados se achavam tão afastados como as localidades em que ocorriam, mas deste ponto em diante a história torna-se num todo orgânico: os assuntos da Itália e da África estão ligados aos da Ásia e Grécia, e todos os acontecimentos relacionam-se e contribuem para um único fim. Eis pois a razão porque escolhi essa data específica para começo do  meu trabalho. Porque foi depois da vitória sobre os Cartagineses na Guerra de Aníbal que os Romanos começaram a acreditar que o passo principal e mais importante nos seus esforços para alcançarem o domínio universal tinha sido dado, e sentiram-se assim encorajados a estender pela primeira vez as mãos para capturar o resto, e para atravessarem com um exército para a Grécia e para as terras da Ásia."

 

in "Polybius - The Rise of the Roman Empire" (Londres, Penguin Books, 1979)

 

Publicado por Alexandre Guerra às 15:20
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos