Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2014

A questão racial

 

Provavelmente, desde os anos 60/70 que a questão racial nos Estados Unidos (embora tenha estado sempre presente) não suscitava tanta agitação na opinião pública, como a que está a acontecer por estes dias nalgumas cidades americanas, em parte, por causa de duas decisões judiciais em casos distintos, que muitos cidadãos vêem como injustas e racistas (as últimas notícias dão conta de um terceiro caso que pode inflamar ainda mais os ânimos).

 

Pelo meio, houve ainda os distúrbios de 1992, em Los Angeles, no seguimento do espancamento do motorista negro Rodney King por quatro polícias brancos, entretanto, absolvidos, apesar das imagens recolhidas mostrarem um claro abuso de força policial. Mas, neste caso, os acontecimentos, altamente violentos, ficaram circunscritos àquela cidade californiana e a determinada altura assumiram formas de vandalismo e desafio às autoridades, que pouco ou nada tinham a ver com a luta contra o racismo. 

 

Agora, e apesar da existência de distúrbios, parece haver um debate mais racional e mais alargado. Lendo-se a imprensa americana, fica-se com a sensação de que o movimento protestativo começa a ser massivo e a estender-se a várias cidades.

 

Não deixa de ser irónico que o fantasma do racismo volte a despertar com tanta fúria, numa altura em que o seu Presidente e "attorney general" são negros.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 14:50
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos