Quarta-feira, 16 de Outubro de 2013

O despacho...

 

"Num dia dos anos 80, numa conversa em Luanda, quando era por lá diplomata, uma figura que viria a ter responsabilidades nas relações externas daquele país disse-me, mais ou menos, esta frase: 'O peso da guerra colonial é muito forte. Portugal e Angola estão presos um ao outro. Umas vezes, isso será uma coisa boa, noutras vai ser bastante má. O futuro estará nas mãos dos que melhor souberem gerir a impaciência e a irritação que, durante muitos anos, vai continuar a existir entre nós.' Isto foi afirmado num momento menos bom das relações bilaterais, com a guerra civil angolana e fortes tensões entre Luanda e Lisboa. Lembro-me desta frase muitas vezes e ainda não encontrei razões para infirmar a sua justeza."

 

O testemunho do embaixador Francisco Seixas da Costa nas páginas do jornal Público sobre as relações entre Portugal e Angola, no qual critica os episódios de excesso "seguidismo" quase "subserviente" de Portugal em relação a Angola e, por outro lado, a "grosseira ingerência na vida interna do país" por parte das elites portuguesas. 

 

Publicado por Alexandre Guerra às 13:54
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos