Terça-feira, 8 de Outubro de 2013

Quando os budistas pregam a violência...

 

 

Um homem vê o que resta de uma mesquita incendidada pelos budistas do movimento 969 nos arredores da cidade de Thandwe, na região de Rakhine, /Foto:Reuters/Soe Zeya Tun

 

O autor destas linhas lembra-se de há uns anos ter tido uma ou duas discusões vibrantes com uma amiga que olhava para algumas religiões orientais com bastante ingenuidade e deslumbre. Nelas, via apenas virtudes, portas de acesso ao "nirvana", sem qualquer tipo de mácula ou sementes geradoras de conflitualidade. 

 

O hinduísmo ou o budismo eram, por oposição às religiões que se praticam no Ocidente, o expoente máximo da harmonia, distanciadas das perversidades terrenas.  

 

Ora, como a História está farta de mostrar, já se cometeram as maiores barbaridades em nome de todas as religiões. E que ninguém se deixe enganar pelo aspecto simpático e trascendental dos budistas, como se caminhassem acima do mundo terreno, lá, no "Tecto do Mundo".

 

Pois, são esses mesmo seguidores de Buda que andam a semear a violência nalgumas zonas de Myanmar (Birmânia). Desde Junho do ano passado que um movimento sectário budista desencadeou uma campanha violenta contra a minoria muçulmana Roingya, que representa cerca de 5 por cento da população birmanesa e que reside maioritariamente no estado de Rakhine.

 

Este movimento, chamado 969 [números que simbolizam o Buda] e liderado por monges budistas, assume claramente o seu ódio aos muçulmanos, espelhado nos ataques a mesquitas, boicotes a negócios e actos de extrema violência. Até ao momento já morreram mais de 240 pessoas e foram deslocadas cerca de 140 mil, no entanto, o movimento 969 continua a reunir a simpatia da elite política, nomeadamente do Presidente Thein Sein.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 11:13
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos