Quarta-feira, 2 de Outubro de 2013

É desta que é o princípio do fim

 

Gregorio Borgia (AP)

 

Silvio Berlusconi sofreu esta Quarta-feira uma derrota que poderá representar o princípio do seu fim político. Hoje, e talvez pela primeira vez na sua longa carreira, o Il Cavaliere foi confrontado no Senado com o sabor amargo da perda de influência nas suas próprias hostes.

 

Com o objectivo de tentar fazer cair o Governo de Enrico Letta, Berlusconi exigiu aos cinco ministros do seu partido Povo da Liberdade que integram o Executivo que se demitissem, no entanto, o chefe do Executivo foi inteligente e não aceitou a demissão. Letta, talvez percebendo as divergências no seio do Povo da Liberdade, decidiu esticar a corda e submeter-se a uma moção de confiança. Uma estratégia aceitável, atendendo às declarações de Angelino Alfano, o número dois do Povo da Liberdade, que defendeu o apoio do partido à coligação do Governo.

 

Hoje, as notícias revelam que os cinco ministros do Povo da Liberdade poderiam também estar dispostos a desafiar Berlusconi. Esta tendência acabou por confirmar-se esta manhã, com vários senadores daquele partido a darem a entender que iriam aprovar a moção de confiança, contrariando o plano inicial de Berlusconi

 

Il Cavaliere estava convencido que chegaria hoje ao Senado e os seus 91 deputados acatariam unanimamente o seu desejo e chumbariam a moção de confiança. Ora, não só isso não aconteceu, como o próprio Berlusconi foi obrigado a voltar atrás e a votar favoravelmente a moção de confiança, por modo a não perder ainda mais a face. Aquilo que seria um momento para derrubar o Governo de Letta, acabou por se tornar um embaraço para Berlusconi, provocado pelos seus próprios correligionários.

   

Publicado por Alexandre Guerra às 15:33
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos