Sexta-feira, 27 de Setembro de 2013

Duas notas breves

 

 

O Diplomata deixa aqui duas notas breves sobre acontecimentos importantes nas relações internacionais ocorridos nos últimos dias. 

 

A vitória expressiva de Angela Merkel na Alemanha, que conseguiu o melhor resultado para a CDU desde 1990, é reveladora daquilo que os cidadãos das sociedades ocidentais querem: bem estar social, uma economia forte que proporcione empregos e bons ordenados e um sistema de "homeland security" que transmita a sensação de segurança aos eleitores. Qualquer governante que consiga reunir estes ingredientes tem assegurada a vitória.

 

Os discursos de Barack Obama e de Hassan Rouhani na Assembleia Geral das Nações Unidas marcam, claramente, o início de um período de "desanuviamento" nas relações diplomáticas entre os Estados Unidos e o Irão. Um trabalho que, provavelmente, já vinha sendo desenvolvido nos "bastidores" desde (ou até antes) a eleição de Rouhani.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 15:46
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos