Segunda-feira, 22 de Julho de 2013

São Francisco de Assis iria gostar de ver o Papa num Fiat Idea

 

"Tumulto na chegada do papa Francisco no Rio de Janeiro" (Legenda da revista Veja)/Foto: Néstor J. Beremblum/Brazil Photo Press/Folhapress

 

Quem teve a oportunidade de acompanhar em directo pela televisão os primeiros quilómetros percorridos pelo Papa Francisco nas avenidas do Rio de Janeiro viu algo absolutamento inédito na história moderna do chefe máximo da Igreja Católica.

 

O Sumo Pontífice sentado no banco de trás de um modesto Fiat Idea (por imposição do próprio), praticamente sem batedores de polícia, ficando a determinada altura literalmente bloqueado numa faixa estreita de rodagem, com camiões de um lado e gente do outro. Mais parecia que o Papa estava parado no trânsito em plena hora de ponta, com a particularidade de centenas de pessoas se atirarem sobre o seu carro na esperança de o ver ou tocar.  

 

No meio desta confusão toda, os agentes de segurança a pé e rigorosamente vestidos de fato faziam todos os esforços para afastar da viatura todos os devotos, numa missão quase impossível, e num cenário incompreensível para uma operação que as autoridades brasileiras tinham supostamente antecipado com todo o cuidado.

 

Falhas de segurança à parte, a devoção franciscana do Papa à simplicidade é meritória e inspiradora, e o Diplomata tem a certeza que São Francisco de Assis iria gostar de ver o Papa num Fiat Idea, de janela aberta a cumprimentar todos aqueles que iam ter consigo.

 

Publicado por Alexandre Guerra às 22:51
link do post | comentar
partilhar

About

O Diplomata é um blogue individual e foi criado em Fevereiro de 2007, mantendo, desde então, uma actividade regular na blogosfera.

Facebook

O Diplomata

Promote Your Page Too

Rubricas

Momentos com história; Leituras; Registos; Pontos de interesse; O despacho...; Apontamentos históricos; Dispatches from...

subscrever feeds

Contacto

maladiplomatica@hotmail.com

tags

todas as tags

pesquisa

arquivos